A avaliação do peso e da altura é muito comum em nossa sociedade. Desde a infância, mantemos um “controle” do nosso desenvolvimento físico baseado nessas medidas. Elas são periodicamente feitas, avaliadas e relacionadas ao estado de saúde do indivíduo. No entanto, limitar a investigação do desenvolvimento físico ao peso e à altura de um indivíduo, ou mesmo à relação entre estas duas medidas como, por exemplo, o IMC (índice de massa corporal), pode ser insuficiente para uma análise fiel da composição corporal de uma pessoa.

Barriga gordura euatleta (Foto: Getty Images)Sarada ou com gordura localizada: qual a diferença entre emagrecer e mudar a composição corporal (Foto: Getty Images)

POR QUE O “PESO IDEAL“ NÃO EXISTE?

Imaginar um “peso ideal“ é algo totalmente obsoleto. Imagine que aos 20 anos de idade um indivíduo pode ter 50kg de peso com uma boa massa muscular e um baixo percentual de gordura. Ou seja, a massa de músculo supera a massa de gordura, o que é fisiológico. No entanto, esse mesmo indivíduo pode chegar aos 40 anos de idade tendo os mesmos 50kg de peso, mas dessa vez a sua composição corporal pode ser totalmente diferente: baixa massa muscular e um alto percentual de gordura. Ou seja, a massa de gordura supera a massa de músculo, o que está relacionado com quadros de síndrome metabólica, obesidade e resistência à insulina.

POR QUE TER MASSA MUSCULAR ADEQUADA FAVORECE O NOSSO METABOLISMO?

balança eu atleta (Foto: Getty Images)Na balança, um quilo de músculo é igual a um quilo de gordura, explica médico (Foto: Getty Images)

Numa balança comum, um quilo de músculo é igual a um quilo de gordura. Já em termos metabólicos, são estruturas completamente diferentes. Metabolismo é o conjunto de reações bioquímicas e físicas que ocorrem em um organismo vivo. De fato, o modo de funcionamento do nosso organismo e, tudo que precisamos para ter saúde, depende da manutenção de um bom metabolismo.

E isso está intimamente relacionado à composição corporal. O excesso ou a deficiência de gordura corporal geralmente está associado com o mal funcionamento do organismo, predispondo a doenças crônico-degenerativas. Já a manutenção de níveis adequados de gordura em relação aos músculos, ossos e órgãos, é o desejado e está associado à melhor qualidade de vida e prevenção de diversas doenças.

Segundo o médico Higor Vieira, especializado em nutrologia, fica claro que “é importante entender com mais detalhes a composição corporal e identificar se o peso mostrado na balança é composto por gordura ou músculo. Isso é fundamental para analisar a condição real da sua saúde, avaliar riscos e montar uma conduta terapêutica específica e eficaz.“

POR QUE A GORDURA É IMPORTANTE?

Ao contrário do que muitos pensam, a massa de gordura composta pelos adipócitos (células de gordura) não é inerte. Ela desempenha papel importante no controle do metabolismo e na harmonia do sistema hormonal do nosso corpo. Assim como a massa muscular, o tecido adiposo também contribui para a nossa taxa metabólica basal, ou seja, o nosso gasto calórico diário. Os adipócitos secretam mais de 400 substancias diferentes. As chamadas adipocinas são importantes no controle do apetite, da glicemia e no estímulo a secreção da insulina.

Obesidade sobrepeso perda de peso euatleta barriga gordo (Foto: Getty Images)Pessoa muito obesa está sujeita ao risco de desenvolver diversas doenças e ter alterações hormonais (Foto: Getty Images)
Uma das adipocinas mais importantes é a adiponectina, um hormônio secretado, não só pelo tecido gorduroso, mas também pelas células cardíacas (cardiomiócitos). Indivíduos obesos possuem uma importante diminuição da secreção da adiponectina, o que está relacionado com doenças metabólicas, cardiovasculares e cerebrovasculares. Por isso, uma pessoa obesa está sujeita ao risco de desenvolver diversas doenças e, também, desenvolver alterações hormonais como, por exemplo, a prevalência estrogênica pelo aumento da enzima aromatase produzida pelo tecido adiposo.

COMO AVALIAR A MINHA COMPOSIÇÃO CORPORAL?

Hoje, existem à disposição variados métodos de composição corporal. A medida das dobras cutâneas, a bioimpedância, a densitometria corporal (DEXA) e a medida e relação de perímetros (relação cintura-quadril) têm sido os métodos mais utilizados. Em todos estes existem indicações e limitações. Devem ser avaliados e escolhidos pelo profissional responsável pelo tratamento, que deve considerar a individualidade do organismo que está sendo tratado e propor o método mais viável e eficiente.

*As informações e opiniões emitidas neste texto são de inteira responsabilidade do autor, não correspondendo, necessariamente, ao ponto de vista do Globoesporte.com / EuAtleta.com

Por Guilherme Renke

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